segunda-feira, 4 de abril de 2011

Em defesa da Magia


Oi a todos. Hoje quero escrever sobre um pouco da trajetória da magia e de seus praticantes (denominados magos e bruxas) ao longo da história. Hoje o post é em defesa da magia.


Nos primórdios do cristianismo, mais precisamente na época da Inquisição, foram condenados a morrer na fogueira todos os proticantes de artes que não estivessem de acordo com a Igreja.

Na Inquisização, mais tarde rebatizada de Congregação do Santo Ofício, foram consideradas hereges todas as pessoas que não aceitavam ou proferiam os dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana, tais como: Cristo é o salvador, Deus é onisciente, o Papa é o senhor absoluto, o homem foi criado do barro, a Terra é o centro do universo, o dízimo é uma indulgência.

Assim, todas as outras religiões e culturas eram satãnicas-islamismo, judaísmo, hinduísmo, taoísmo.

Mas a magia nunca foi do mal. Exceto a magia negra, que não entra no assunto que estamos tratando.

O próprio Galileu sabe-se foi condenado à morte por descobrir que a Terra girava em torno do Sol, e não o Sol em torno da Terra.

Segundo estimativas oficiais, 9 milhões de pessoas foram mortas de diversas formas, e este cálculo não inclui o número de mortos durante a "Guerra Santa".


Um dado curioso sobre réus: 75% eram mulheres viúvas de mais de 50 anos; 15% homens viúvos de qualquer idade; 10% crianças (todos filhos de pessoas já condenadas), e 5% indefinidos e de outras religiões.

DETALHE: quem acusava poderia receber 25% das propriedades do réu caso fosse comprovado o conjuntos com o demônio, o restante iria para a Igreja, caso não houvesse herdeiros (!)


Mas nosso assunto principal não é a eresia, e sim a magia. Atualmente, não existem mais magos (as) totalmente hereges ou pagãos.


Bruxas eram parecidas com ereges, e também eram condenadas. Eram pessoas que que cultivavam sua tradição, mais conhecida como wicca.

Hoje bruxos são todos os que praticam a magia: das ervas, dos incensos, da adoração à Deusa e ao Deus, que acreditam no poder dos Elementais, etc.


Mas quem foi que criou aquela imagem feia que temos das bruxas, com verrugas, narigões e vassouras? A própia Igreja Católica, como se a prática mágica fosse algo como tal!


Hoje dissem que somos bruxos e que se estivéssemos na época da Inquisição, seríamos queimados vivos, Bem, hoje os tempos são outros: a Igreja condena a astrologia, o tarô e tudo que se refere ao esoterismo porque ela não quer ocupar um lugar "místico e superstisioso"-de que outrora ela se fartou-, pretendendo ser unicamente uma religião. Que assim seja, amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitores amigos, este espaço é vosso. Deixem aqui suas ideias e sugestões. Grato pela vossa contribuição.